DÚVIDAS FREQUENTES
Imagine por um momento como seria a vida se você não tivesse nenhum dente ou apenas alguns dentes. A primeira coisa que você sentiria falta é poder rir sem se preocupar em mostrar os dentes, depois você descobriria que tem um estranho assobio e sua fala soa horrível. Para completar, o formato do seu rosto mudaria completamente à medida que suas bochechas cairiam para dentro e seus lábios ficariam frouxos sem aqueles dentes adoráveis que você costumava ter, dando-lhe um perfil bonito. Já pensou como pode ser não poder comer todas as suas comidas favoritas e como sem dentes você não pode mastigar corretamente?
A vida sem dentes é muito sombria. Então, o que isso tem a ver com ir ao dentista regularmente?
Muitas das coisas que podem dar errado com seus dentes são difíceis de detectar apenas olhando no espelho enquanto escova os dentes todos os dias.
Algumas coisas que podem dar errado são difíceis de diagnosticar sem vê-lo regularmente, até para um dentista treinado e especialista em dentes.
Algumas razões para seu dentista querer vê-lo regularmente:
1. Para verificar se você está usando fio dental e escovando os dentes corretamente.
A maioria das coisas que podem dar errado com seus dentes são evitáveis se você fizer essas duas coisas simples corretamente com a frequência recomendada pelo seu dentista para você.
2. Para acompanhar as condições de aparência suspeita.
A condição pode ser nada ou algo muito desagradável se não for tratada, de qualquer forma, seu dentista quer que você saiba cedo se há um problema, para que você tenha muitas opções de tratamento para escolher.
3. Para garantir que as alterações hormonais que podem enfraquecer seus dentes estão sendo monitoradas e rastreadas.
As mudanças na saúde da sua boca devido a problemas hormonais podem ser muito rápidas, então seu dentista quer estar por dentro de sua situação antes que algo terrível aconteça e você comece a perder dentes.
4. Para monitorar o dano que você está causando ao ranger os dentes devido ao estresse e à ansiedade.
Estilos de vida estressantes causam muitos danos aos dentes; então seu dentista quer verificar se o dano que você está causando é gerenciado e minimizado.
5. Para ficar de olho no trabalho odontológico mais antigo e monitorá-lo quanto a sinais de falha.
Em algum momento, alguns dos trabalhos odontológicos que você fez no passado podem precisar ser restaurados ou substituídos;
6. Para lhe dar confiança de que está tudo bem com seus dentes.
Qualquer pessoa com sensibilidade nos dentes ou gengivas doloridas que saiba que essas condições podem mascarar o desconforto de outros problemas mais sérios entende como é reconfortante ter seu dentista lhe dizendo que tudo ainda está bem.
Foi demonstrado que o uso do fio dental reduz significativamente o risco de doença gengival. O ideal é passar fio dental todos os dias; se possível, antes de escovar os dentes. Se você comer fora, leve um fio dental com você, vá ao banheiro e limpe o espaço entre os dentes onde as bactérias crescem e a placa se acumula.
A chave para o uso do fio dental está na maneira como você segura o fio dental. Pegue um comprimento decente e enrole o fio dental firmemente ao redor do dedo médio de cada mão; ele deve ser travado em cada dedo. Use um movimento de serra suave contra o lado de cada dente, movendo o fio para trás e para frente. Se isso for complicado para você, converse com seu dentista e peça para ele lhe dar uma demonstração prática. Seu dentista sugerirá os melhores métodos de higiene bucal para você e mostrará como usá-los.
Há momentos em que suas gengivas podem sangrar ou ficar doloridas após a escovação e o uso do fio dental. Isso não é motivo de pânico porque às vezes podemos escovar um pouco demais e empurrar o fio levemente para baixo; ou, se não usamos fio dental regularmente, suas gengivas podem ficar inflamadas e sangrar mais facilmente. Se o sangramento persistir, consulte seu dentista.
Uma escova de dentes com cabeça pequena e cerdas macias geralmente é melhor, e uma escova de dentes elétrica é especialmente boa se você achar que uma técnica de escovação adequada é difícil de executar.
Sim, você pode clarear os dentes em casa.
Os sistemas de clareamento de dentes caseiros disponíveis no seu dentista têm moldeiras de clareamento personalizadas que você mesmo preenche com um gel “ativo”. Dependendo do nível de manchas nos dentes, o tempo recomendado pelo dentista para deixar as moldeiras na boca e a quantidade de clareamento que você deseja obter determinarão quanto tempo você terá que passar por esse processo.
Um kit de clareamento caseiro do seu dentista será criado para você com moldeiras de clareamento personalizadas moldadas para você, com concentrado gel clareador de dentes profissional. Este gel de clareamento dental é usado diariamente para fornecer um clareamento gradual.
Para obter a avaliação de quão bem o clareamento dental pode funcionar em seus dentes e quaisquer precauções de segurança que você possa precisar tomar, ligue nossa clínica e agende uma visita.
Fumar leva à doença gengival, afetando a fixação do osso e dos tecidos moles aos dentes, e fumar interfere na função normal das células do tecido gengival. Isso torna os fumantes mais propensos a sofrer de infecções, e há algumas evidências de que fumar prejudica o fluxo sanguíneo para as gengivas. O fluxo sanguíneo prejudicado, causado pela nicotina na fumaça do tabaco, retardará o processo de cicatrização de qualquer infecção ou ferida na gengiva. Fumar tem um efeito sério na boca, sendo os principais danos nas gengivas e no revestimento da boca.
Fumantes são 5 vezes mais propensos a desenvolver câncer bucal do que não fumantes e, invariavelmente, sofrem de alguma forma de doença gengival. Fumar também mancha os dentes e tem um efeito profundo na saliva, causando a formação da forma “mucosa” de saliva. A nicotina causa uma redução na capacidade de tamponamento de ácido da saliva, razão pela qual alguns fumantes pesados sofrem com cáries, mesmo que sua higiene dental seja boa.
Fumar leva à doença gengival, afetando a fixação do osso e dos tecidos moles aos dentes, e fumar interfere na função normal das células do tecido gengival. Isso torna os fumantes mais propensos a sofrer de infecções, e há algumas evidências de que fumar prejudica o fluxo sanguíneo para as gengivas. O fluxo sanguíneo prejudicado, causado pela nicotina na fumaça do tabaco, retardará o processo de cicatrização de qualquer infecção ou ferida na gengiva. Fumar tem um efeito sério na boca, sendo os principais danos nas gengivas e no revestimento da boca.
Fumantes são 5 vezes mais propensos a desenvolver câncer bucal do que não fumantes e, invariavelmente, sofrem de alguma forma de doença gengival. Fumar também mancha os dentes e tem um efeito profundo na saliva, causando a formação da forma “mucosa” de saliva. A nicotina causa uma redução na capacidade de tamponamento de ácido da saliva, razão pela qual alguns fumantes pesados sofrem com cáries, mesmo que sua higiene dental seja boa.
O ranger dos dentes também é chamado de bruxismo. Se você tiver essas queixas, pode estar rangendo os dentes – uma contração rítmica dos músculos da mandíbula, fazer um som de trituração à noite, ter músculos da mandíbula tensos ou doloridos, os cliques da articulação temporomandibular, você sofre de inchaço ocasional no lado da mandíbula, ou notar dentes danificados, obturações quebradas ou gengivas feridas.
A solução para ranger os dentes é obter um protetor noturno feito profissionalmente que você usa quando dorme para evitar que seus dentes raspem uns nos outros.
Enquanto você está dormindo é quando ocorre a maioria do ranger de dentes. É por isso que um placa estabilizadora é a maneira mais comum de seu dentista tratar sua condição.
A maneira como o ranger de dentes tende a acontecer quando você está inconsciente é uma das partes mais frustrantes dessa condição. É difícil parar de fazer algo quando você está dormindo e nem sabe que está fazendo.
Existem algumas teorias sobre o que causa o ranger dos dentes. Normalmente, seu dentista fará muitas perguntas relacionadas ao estilo de vida para descobrir qual é a causa mais provável para você.
Alguns pesquisadores dizem que ranger os dentes é um hábito; enquanto outros sugerem que é devido a estados emocionais como ansiedade, frustração e raiva.
O ranger dos dentes também pode ser causado por uma má oclusão, que é quando a mandíbula não se alinha corretamente e o corpo está simplesmente tentando alinhar a mandíbula e os dentes durante o sono.
O bruxismo também pode ser um sintoma de uma doença rara dos nervos dos músculos faciais.
Outras causas podem ser um efeito colateral de alguns medicamentos antidepressivos, como Zoloft, Paxil e Prozac.
Algumas drogas recreativas, como ecstasy e anfetaminas, também são suspeitas de causar ranger de dentes.
Acredita-se que ansiedade, tabagismo, consumo de álcool ou café e distúrbios do sono contribuem para o ranger de dentes. Cientificamente, não há evidências concretas para apoiar uma causa única, embora 70% das pessoas que apertam e rangem os dentes demonstrem ter fatores de estresse significativos no estilo de vida.
As coroas de porcelana são feitas de porcelana dental que é moldada para replicar a aparência de um dente natural.
As coroas de porcelana são fortes e resistentes embora com o tempo possam precisar ser trocadas devido a desgastes e fraturas.
A coroa de porcelana geralmente substitui toda uma seção externa de um dente até o nível da gengiva.
As coroas, em geral, são uma ótima maneira de corrigir um dente danificado, pois podem recriar não apenas a forma, mas também a função do dente danificado.
As coroas de porcelana também podem ser usadas para criar uma melhor aparência estética de um dente levemente danificado.
No caso de ranger os dentes, uma coroa de porcelana pode trazer de volta parte do comprimento dos dentes que foi perdido devido ao ranger dos dentes.
Sim. Muitos dos novos procedimentos odontológicos modernos permitem que as pessoas mudem a forma dos dentes por razões estéticas e não apenas porque têm problemas como cáries ou dentes quebrados.
Existem várias opções de tratamento diferentes que podem ser usadas para ajudá-lo a obter a aparência e a forma dos dentes que você preferir. Se você deseja que seus dentes sejam um pouco mais longos, tenham espaços menores entre os dentes ou para reparar e encobrir lascas.
Facetas de resina
A primeira opção são as facetas de resina, onde uma resina de cor de dente resistente e duradoura é colocada em cima do dente (ou dentes) e depois fixada usando uma luz especial. Este processo de fixação une (cola) a resina ao dente.
Com as facetas de resina, seus dentes podem ser remodelados para torná-los mais longos ou mais largos se houver espaços entre os dentes.
Coroas Dentais
Outra opção são as coroas dentárias. Uma coroa é um objeto em forma de dente que é parcialmente oco por dentro que é cimentado no lugar e envolve o dente. Uma vez concluído o tratamento, é apenas a coroa que fica visível; seu dente está completamente coberto até a linha da gengiva.
Facetas dentárias
Laminados de porcelana. As facetas são conchas finas e personalizadas que cobrem o dente – geralmente aplicadas apenas nos dentes visíveis da frente. As facetas são coladas aos dentes e podem ser feitas para alterar a forma dos dentes, a cor e a aparência do sorriso.
Recontorno Dentário
A última opção, é algo que não pode ser revertido ou desfeito e é o Recontouring (também chamado de remodelagem, Odontoplastia, Esmaltoplastia, stripping ou esbeltez). Com este tratamento, pequenas quantidades do esmalte do dente são removidas (com moagem ou cinzelamento) para alterar o comprimento, a forma ou a superfície dos dentes. É um procedimento permanente e é por isso que muitas pessoas escolhem uma das outras opções sempre que possível.
Para endireitar os dentes com ortodontia, ou sistemas mais recentes de endireitamento de dentes, como o Invisalign, a idade não é o fator principal. O mais importante é a saúde dos seus dentes, gengivas e osso de suporte em sua boca.
Em alguns casos, mesmo quando uma pessoa teve alguma perda óssea, ela ainda consegue fazer um tratamento ortodôntico bem-sucedido para endireitar o sorriso. Nesses casos sensíveis, o tratamento provavelmente será mais lento e cuidadosamente monitorado para garantir que os tecidos da gengiva permaneçam saudáveis e que os danos ao osso subjacente sejam minimizados.
O único fator que pode impedir uma pessoa de fazer tratamento ortodôntico é o uso prolongado e frequente de medicamentos para densidade óssea. Nestas situações, será necessário um exame cuidadoso e consultores especializados com um Ortodontista para determinar os danos e os fatores de risco.
Esta é uma abordagem relativamente nova para endireitar os dentes que foi popularizada por celebridades de Hollywood. Muitas vezes chamado de aparelho invisível, o sistema de endireitamento de dentes com alinhadores faz uso de uma série de retentores transparentes (você pode pensar em um retentor como um protetor bucal confortável).
A maneira como funciona é que cada um dos retentores move seus dentes um pouco, à medida que seus dentes se acomodam em sua nova posição e se tornam estáveis, você passa para o próximo retentor, até que seus dentes estejam posicionados exatamente onde você deseja.
O tratamento com alinhadores transparentes é mais adequado para adultos onde os dentes estão totalmente formados.
Um implante dentário é um componente metálico, geralmente feito de titânio; este é enterrado no osso e atua como uma raiz de dente artificial, formando um anexo para um dente substituto.
Após a inserção no osso, é deixado no tecido gengival para cicatrizar. Quando a cicatrização está completa, ele é descoberto; um pequeno pino de metal é conectado e é isso que segura e sustenta o dente artificial.
A duração do tratamento com implantes dentários depende do tipo de osso e da localização do dente; pode levar de alguns meses a mais de 9 meses. O prazo será prolongado se for necessário enxerto ósseo.
Os implantes dentários podem sempre ser considerados como uma opção para substituir um dente, ou vários dentes, ou todos os dentes. Se você usa próteses totais ou parciais ou uma ponte, os implantes dentários podem ser adequados para você e vale a pena investigar. O seu dentista poderá aconselhar se os implantes dentários são ou não adequados para a sua situação.
- Eles são uma solução permanente para a falta de dentes.
- Em aparência, toque e função, eles são idênticos aos seus dentes naturais.
- Eles restauram sua mordida;
- Eles restauram a capacidade de mastigar os alimentos corretamente;
- A aparência do seu sorriso melhora;
- Eles podem reduzir o aparecimento de rugas e envelhecimento prematuro;
- Eles ajudam a reter a estrutura óssea;
- Eles restauram a função normal, conforto, estética, fala e saúde.
Se houver osso suficiente disponível para o implante, a resposta é sim. Todos os procedimentos podem ser feitos pelo seu dentista na cirurgia apenas com anestesia local. Existem duas etapas cirúrgicas para implantes dentários:
A instalação do implante no osso. Levando cerca de uma hora para ser concluído, os pontos são removidos 6 a 10 dias depois. O implante enterrado é deixado para permitir a cicatrização por 1 a 6 meses ou mais. É durante este tempo que o osso cresce na superfície do implante para fixá-lo.
Com duração de cerca de 30 minutos, a segunda etapa envolve a descoberta do implante com uma pequena incisão na gengiva e a fixação de um pino no implante. Levará apenas duas semanas antes que o dente protético seja colocado.
Seu dentista garantirá que o desconforto seja mínimo e também poderá prescrever medicamentos para qualquer desconforto que você possa sentir.